sábado, 6 de abril de 2013

FABRICIANO QUER MAIS SAUDE!!!


Fabriciano na luta contra a leishimaniose realiza testes rápidos em cães

A bióloga Sílvia Soares explica que o teste é feito em apenas 20 minutos
FABRICIANO – Equipes de agentes de saúde e médicos veterinários do setor de Endemias da Prefeitura de Fabriciano estão realizando testes rápidos para detectar a leishmaniose visceral em cães do município. Os testes serão aplicados em cerca de 4.200 cães, o que corresponde a 30% da população canina do município, que soma aproximadamente 14 mil animais. A ação iniciou em outubro do ano passado e será realizada ao longo do ano em todos os bairros da cidade. Os testes já foram realizados em cerca de 200 cães e não foi detectado nenhum caso de leishmaniose.

A campanha é feita em parceria com o Governo Estadual e será realizada em todos os municípios de Minas Gerais. Como parte da atividade, os agentes também estão promovendo um trabalho educativo sobre a doença junto aos moradores e lideranças das localidades visitadas.

RAPIDEZ
A bióloga da Coordenadoria de Controle de Endemias da Prefeitura, Sílvia Soares, explica que o teste é feito em apenas 20 minutos e, caso o resultado seja positivo, o animal infectado passa por outro exame (sorologia). “Muitas vezes, os animais contaminados demoram a manifestar os sintomas da doença, o que dificulta o diagnóstico da leishmaniose visceral. E o teste vai nos ajudar nesse levantamento”, alerta Sílvia.

Ainda segundo a bióloga, não há registros de leishmaniose visceral no município. “No entanto, foram diagnosticados casos da doença em cidades vizinhas da nossa região. Por isso, é importante reforçar o trabalho de prevenção”, completa. Mais informações sobre a campanha preventiva da leishmaniose visceral canina podem ser obtidas no setor de Endemias pelo telefone (31) 3846-7614.

             SAÚDE PARA OS OLHOS


Cirurgia de catarata beneficia mais de 400 fabricianenses 

A cirurgia de catarata está orçada em R$ 1.800, mas desde 2010 a Prefeitura oferece o serviço gratuitamente
FABRICIANO – Neste sábado (6), mais 30 cidadãos de Coronel Fabriciano que sofrem de catarata passarão por cirurgia e tratamento gratuito. A iniciativa consiste num convênio da Prefeitura de Coronel Fabriciano com o Hospital São Sebastião, de Sabinópolis. Somente de janeiro a março deste ano, mais de 400 pessoas já foram atendidas, o que corresponde a mais de 130 cirurgias por mês. 

Como as cirurgias são realizadas em Sabinópolis, os pacientes são atendidos dentro do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Todos os atendidos têm as despesas - como assistência pré e pós-operatória, disponibilização de colírios e estadia - custeadas pelo programa. Já no período de revisão, o profissional de Sabinópolis vem ao município, todo mês, para avaliar os resultados da cirurgia. Cada paciente também é contemplado com um frasco de colírio usado durante o período de recuperação.

GRATUITA
“Uma cirurgia de catarata está orçada, atualmente, em R$ 1.800, em média. Desde 2010 ofereceremos esse serviço à população gratuitamente”, destaca o secretário de Saúde, Rubens Castro. Os interessados em fazer a cirurgia devem consultar com um médico do Sistema Único de Saúde (SUS), para em seguida, caso haja necessidade de operação, serem encaminhados Ceps.

O convênio entre as prefeituras de Fabriciano e Sabinópolis foi firmado em 2007, com o objetivo de zerar a demanda do município, que na época, era de dois mil pacientes. Graças às intervenções cirúrgicas, esses pacientes foram tratados e outros 1.500 também foram submetidos às cirurgias. De 2009 a 2012, mais de 1.600 pacientes foram beneficiados.

CATARATA
A catarata é uma doença que interfere na absorção de luz por parte do olho, o que ocasiona uma visão borrada. O portador também pode se sentir incomodado ao ter contato com luz forte. Entre as causas da doença, destacam-se má alimentação, estresse e exposição excessiva aos raios ultravioletas. Além disso, estima-se que cerca de 50% das pessoas acima de 55 anos desenvolvam a catarata. Não existe medicamento para curar a doença. O único tratamento conhecido atualmente é a cirurgia. 



Como as cirurgias são realizadas em Sabinópolis, os pacientes são atendidos dentro do programa de 
Tratamento Fora do Domicílio (TFD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário