sábado, 2 de março de 2013

TRÂNSITO CAÓTICO NO CENTRO DA CIDADE TODO DIA...

02/03/2013 00:00 - sábado, 02 de março de 2013. 
Manifestação em ponte entre Fabriciano e Timóteo
Obstrução de passagem durou cerca de 50 minutos, exigindo uma data para início das obras da antiga ponte interditada na BR-381 e também a efetiva execução do processo de duplicação da rodovia 

FOTO: LAIRTO MARTINS

OS MANIFESTANTES adiantaram que se a ponte antiga não for reformada rapidamente pelo DNIT novas manifestações deverão acontecer
FABRICIANO - Lideranças políticas, empresariais e sindicais da região do Vale do Aço realizaram um protesto-surpresa, no fim da tarde desta sexta-feira (01), interrompendo o trânsito na nova ponte de ligação entre Timóteo e Coronel Fabriciano, o que gerou grande caos no trânsito. Grandes filas de veículos se formaram dos dois lados. A manifestação foi uma forma de chamar a atenção das autoridades para a necessidade de apressar as obras de reforma da antiga ponte na BR-381, interditada há quase 120 dias, gerando enormes prejuízos a muitos comerciantes.

De acordo com os manifestantes, a demora em resolver a situação aumenta o desemprego e gera uma série de problemas no trânsito entre as duas cidades, somando-se ainda os estragos causados pelos pesados caminhões que foram obrigados a desviar suas rotas para dentro da cidade de Coronel Fabriciano.
Os líderes envolvidos no protesto também reclamaram que não há uma comunicação efetiva entre o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e a população e seus representantes.
A ponte nova que liga Fabriciano a Timóteo foi fechada por cerca de 50 minutos. O protesto começou às 17h com uso de veículos que foram atravessados no local e perdurou até 17h50, quando o trânsito foi liberado pela polícia. Também foram usadas faixas, nas quais os manifestantes demonstravam seu desagrado quanto à situação. A ideia inicial era usar pneus que seriam queimados no meio da ponte. Mas a PM conseguiu interditar um caminhão a tempo e recolheu o material, permanecendo no local, onde a manifestação aconteceu de forma pacífica.

A estimativa do empresário Sadi Lucca, dono de uma churrascaria, é que cerca de 100 empresários estivessem representados no movimento, todos eles com comércio próximo à ponte tanto do lado de Fabriciano quanto de Timóteo. Ele ainda afirmou que no caso no DNIT não resolver o problema da ponte, estão previstas novas interdições não apenas na ponte, mas também no anel rodoviário da BR-381: “Estamos indignados com esta situação. A ponte está interditada há quase quatro meses e o DNIT ainda não nos apresentou uma data de reforma. Os prejuízos se acumulam em torno de 50 a 60% para todos os empresários que necessitam do movimento, que caiu drasticamente com a interdição. Tem muitos comércios que estão para fechar as portas e vários outros que pensam em demitir os funcionários. Não suportamos mais os prejuízos”, reclamou o empresário. 

FOTO: LAIRTO MARTINS

Documento
O ato realizado nesta sexta-feira também serviu para protestar contra o novo adiamento das obras de duplicação da BR-381, causando mais apreensão à toda a população da região. As principais exigências são o início imediato das obras da ponte; cronograma detalhado dos prazos para finalização das obras; comunicação direta do DNIT sobre essas obras aos representantes da região; cumprimento dos prazos licitatórios e das obras de duplicação da BR-381, conforme anunciado pelo Ministério do Transportes em Belo Horizonte.
Um documento foi encaminhado à imprensa, em nome de empresários prejudicados na Av. Tancredo Neves (o trecho urbano da BR-381 em Fabriciano), entidades de classe de Timóteo e Fabriciano, trabalhadores do transporte, entidades sindicais. Também se juntaram ao movimento o deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB) e os vereadores Querubim (PDT), Carmem do Sinttrocel (PCdoB), Eusiméria (PCdoB), Edilson do Sinttrocel (PCdoB) e Adriano (DEM).

Velha ponte está fechada desde 8 de novembro de 2012

A Câmara de Coronel Fabriciano aprovou, por unanimidade, em sua última reunião ordinária, terça-feira (26), o Requerimento nº 31/2013, de autoria do atual presidente da Casa, vereador Marcos da Luz (PT), no qual faz um apelo ao superintendente regional do DNIT, José Maria da Cunha, para apresentar informações sobre a real situação da ponte velha sobre o rio Piracicaba, que liga o município a Timóteo.
A ponte está interditada desde o dia 8 de novembro de 2012, após uma vistoria solicitada pelo parlamentar, através de outro requerimento aprovado pelo plenário. Foi constatado pelos técnicos do DNIT um abalo na base subterrânea da ponte, com riscos para os usuários, o que levou à sua interdição para reforma estrutural.
O documento foi protocolado no DNIT nesta sexta, pela vereadora Andréia Botelho (PSL), vice-presidente da Câmara, solicitando detalhes sobre as providências que por ventura estejam em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário